Oportunidades

As oportunidades surgem em nossa vida para nos mostrar do que somos capazes, mas nem sempre estamos preparados para aproveitá-las. Quantas oportunidades você teve e desperdiçou nos últimos dias? De visitar um amigo, de abraçar o pai e a mãe, dizer “eu te amo” aos filhos, aproveitar um almoço em família, iniciar um projeto novo, sair para dançar, começar na academia, viajar, mudar de emprego, se matricular para aquele curso desejado.

Desde a hora que levantamos da cama até a hora de dormir, essa palavra “oportunidade” nos acompanha. Escova os dentes conosco, dá um bom dia gostoso, nos lembra que o dia está ensolarado e bonito. Ela está ali, ao nosso lado, mas é preciso abrir os olhos para enxergá-la.

Minha avó Noca, que já não está mais conosco, era muito show. Ela sempre lembrava que uma oportunidade perdida não voltava mais e dizia:

- Nunca perca uma oportunidade que seja respeitosa e ética.

No filme Um Senhor Estagiário, tem uma frase marcante dita pelo personagem vivido por Robert De Niro diz à Anne Hathaway: “Jamais perdi uma oportunidade de ajudar as pessoas”. Veja que bonito isso: a oportunidade está no ajudar, no servir, no ser diferente e especial. A oportunidade surge quando estamos à frente dos nossos concorrentes; quando estamos sempre com o cartão de visitas à mão; quando damos um feedback verdadeiro para quem trabalha conosco ou mesmo para nossos filhos.

Uma extraordinária semana a todos com muitas oportunidades presentes em nossas vidas!

Deus, quando criou este mundo, foi muito inteligente. Construiu uma manhã, uma tarde e uma noite. Desenvolvemos nossas atividades num destes períodos, mas em determinado momento voltamos para casa, tomamos nosso banho e vamos descansar. Antes de dormirmos, quando já estamos com a cabeça no travesseiro, passa rapidamente um filme na frente de nossos olhos. Nestas cenas, analisamos nossas atitudes, oportunidades que perdemos de dar um “bom-dia”, “olá”, “muito obrigado” ou até um “eu te amo”, e você pensa que não dá para mudar. Aí que vem a magia da história. Deus nos dá a oportunidade de mudar o rumo de nossa história todos os dias, quando acordamos. Está em nossas mãos! Depende de nós não perder esta oportunidade.

Edson Oliveira