Desafios

Como seres sociais, precisamos nos manter motivados e para isso, é essencial que tenhamos sempre em mente um DESAFIO. Pode ser qualquer um, desde que faça o coração bater mais forte, que provoque o friozinho na barriga, que aumente o brilho nos olhos e nos faça sentir como se estivéssemos constantemente apaixonados.

A reflexão que devemos fazer é: o que verdadeiramente nos desafia, o que te desafia? Pense nisso, busque dentro de você esta resposta, afinal, é o desafio que nos move!

Com frequência encontro com algum empresário ou profissional que me confidencia estar na chamada “zona de conforto”, sem motivações, sem nada que o faça ousar e ir além, a superar o marasmo e se superar também. E é justamente o desafio que nos leva a sair desta zona de conforto, de buscar novos conhecimentos, novas habilidades e descobrir ATITUDES que nunca imaginávamos ter.

Um peregrino que se prepara para a longa caminhada de Santiago de Compostela, por exemplo, um grande desafio que leva mais de 30 dias para ser concluído, um caminho cheio de surpresas, descobertas e dificuldades impostas pelo cansaço, limitação física entre outros sentimentos que costumam tomar conta da mente e do corpo de quem se propõe a fazer a caminhada. Percorrer a pé mais de 700 quilômetros, com bolhas nos pés, esgotamento, muitas vezes comendo e dormindo com pessoas que nunca viu na vida. Parece loucura não é? O que será então que motiva este peregrino? Certamente é o desafio de chegar ao final da meta proposta, de superar o impensável, o inimaginável, o que parceria estar tão distante e com foco e disciplina se materializa como alcançado, conquistado, merecido!

E você? Qual o caminho te motiva a seguir adiante, mesmo que precise abrir mão de uma série de coisas já pré-estabelecidas em sua vida para que este objetivo se concretize?

Lembre-se sempre: Não existe montanha sem uma subida. Não existe sucesso sem que vários desafios sejam superados, um após o outro. Qual o teu desafio? Descubra e busque o que te move. Aprenda, solte-se, siga em frente, cresça, acorde, acredite, queira, comprometa-se. Saia da sua zona de conforto e liberte-se das amarras que o mantém preso ao que não agrega crescimento ou sabedoria.

Desafio: essa é a palavra que você deve ter sempre em mente. Que tenhamos todos uma vida repleta deles!

Edson Oliveira