Comprometimento

Pesquisas nos mostram que na atualidade, 87% das empresas demitem seus profissionais por problemas comportamentais e apenas 13% demitem por problemas técnicos, relacionados à capacitação.

Números bastante altos! Dentro destes 87% estão dois fatores que interferem na rotina de trabalho e prejudicam a posição do profissional que são ATITUDE E COMPROMETIMENTO.

Em relação a este último fator, questiono:
Com o que você está comprometido neste exato momento?
Com sua vida?
Com seus planos futuros?
Com o seu filho ou filha que logo vão prestar vestibular?
Com o casamento?
Com o time de futebol?
Se você é um líder, está comprometido com sua equipe?
Com sua conta corrente?

Comprometimento é um substantivo masculino que significa a ação de comprometer ou se comprometer com alguém ou alguma coisa.

A palavra comprometimento tem origem no termo em latim compromissus, que indicava o ato de fazer uma promessa recíproca.

Por esse motivo, comprometimento é um sinônimo compromisso e requer responsabilidade da parte de quem se compromete.

Ex: A fábrica teve que fechar porque os trabalhadores não tinham a mínima noção de comprometimento.

Uma pessoa pode demonstrar comprometimento em várias áreas. Em um relacionamento amoroso é importante haver comprometimento das duas partes, em que existe um esforço para que as coisas funcionem da melhor forma possível.

Por outro lado, é preciso ser lembrado também que, o profissional comprometido, além de se preocupar e de se comprometer com o seu nome, zelando pelo mesmo, também se preocupa e zela da mesma maneira pelo nome e reputação da empresa, preocupando-se de maneira constante com a missão, visão e cultura organizacional, bem como com os valores e princípios norteadores da empresa no qual exerce suas funções, preocupando-se de forma constante com o desempenho desta empresa frente ao mercado, atuando assim, com muita responsabilidade, muito afinco, muita paixão pelo exercício da função, muita admiração pela empresa em que atua, muito respeito e com muita vontade de fazer acontecer, trabalhando com muito envolvimento e prazer.

Estar envolvido não significa apenas cumprir horário ou realizar as tarefas. Vai muito além e se reflete no brilho do olhar, e no desejo de fazer o melhor. Comprometa-se e realize tudo com o seu melhor.

Edson Oliveira