Celebração

Inicio de ANO. Algumas empresas já deram inicio das metas de 2019, mantiveram o “foco”, comportamento necessário diante do atual cenário econômico pelo qual atravessa o nosso país. Já conseguimos observar algumas reações neste cenário, com aumento, sutil ainda, mas significativo da confiança do investidor e do consumidor. E diante disso, há uma pequena, porém atitude de grande importância, mas quem nem sempre é lembrada pelos líderes, gestores e profissionais em geral: CELEBRAR.

E isso não pode ser resumido em um simples agradecimento, por mais que isso seja também muito válido. Esta atitude deve ser feita para realmente tocar a equipe, demonstrar o quanto aquele esforço foi importante e necessário e ainda mais: mostrar o quanto você, gestor, se importa com cada um que faz parte deste grupo de guerreiros e vencedores. E deve ser feito de maneira pública envolvendo a todos para que eles sintam-se valorizados, respeitados e principalmente, engajados com a causa em questão.

É da nossa natureza ser reconhecido pelo resultado positivo. Isso nos motiva, dá ânimo e forças para superar as dificuldades e não perder o foco das metas. E celebrar é um recurso simples, eficiente e que certamente, manterá a equipe motivada e feliz.

Esses momentos de união sem falar de trabalho, sem cobranças ou críticas são como um combustível. Nada como momentos de risadas, descontração e união antes de retomar o foco e seguir adiante.

Celebre, sempre que possível. A cada nova conquista, reúna sua equipe e celebre. Pode ser com uma pizza, um sorvete coletivo, um encontro após o expediente. O ser humano tem necessidade de celebração.

Não há melhor momento para ser sincero e parceiro da sua equipe, conversar sobre amenidades, se inteirar sobre a vida pessoal dos colegas, mostrar interesse e preocupação com o que ocorre fora do ambiente de trabalho. Afinal, todos possuem famílias e uma vida social além do escritório, da fábrica, das estradas, dos ambientes corporativos, do seu trabalho voluntários ou seja onde tem uma meta batida, celebre . Olhe nos olhos de cada um, seja aberto, gentil e interessado no que sua equipe tem a dizer.

Celebrar é uma forma simples e acessível para manter sua equipe envolvida com os ideais e objetivos, portanto, use e abuse desse recurso sempre que puder.

Edson Oliveira